ExperimentaCiências

Objetivos

Apoiar o professor no ensino experimental do “Estudo do Meio” no 1º ciclo do ensino básico.

Criar um reforço experimental regular e capacitar os professores para assumirem novas atividades experimentais autonomamente. No fim de cada ano, o professor estará capacitado para executar e discutir as atividades (8 sessões de cerca de 2 horas em cada ano) e executá-las autonomamente.

Apoio ao ensino experimental das Ciências no Ensino Básico
Apoio ao ensino experimental das Ciências no Ensino Básico

  • Atividades experimentais realizadas uma vez por mês (cerca de 2h) em cada turma participante com a presença do professor e de um monitor. Os temas serão escolhidos por acordo entre o Agrupamento de Escolas e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A seleção dos monitores e a sua formação serão da responsabilidade da Faculdade de Ciências através de professores cooperantes.
  • Formação dos professores realizada ao longo do ano (ou no fim do ano) incidindo sobre as atividades experimentais realizadas na sala de aula, incluindo uma formação teórica de enquadramento para dar autonomia plena ao professor. Prevêem-se 25h (1 crédito), podendo participar todos os professores das turmas envolvidas. A Formação será da responsabilidade do Centro de Formação local ou da Faculdade de Ciências e poderá ser realizada no ambiente escolar e na Faculdade.

Calendário

  • Setembro e Dezembro: (datas a negociar): Formação dos professores (1 crédito = 25 horas de formação) focada nas atividades experimentais executadas na sala de aula. Espera-se que parte desta formação seja dada no Agrupamento/Centro de Formação;
  • Outubro a Junho: Uma sessão mensal (2h) em cada turma participante onde o professor receberá um monitor treinado na UPorto para executarem com os alunos 8 atividades experimentais, por turma, por ano.